Jornada de Inverno da gastronomia

 
Jornada imagem_edited.jpg

Aqui é o Guilherme Lobão mesmo falando.

Escrevo para dizer que decidi abrir a Jornada de Inverno da Gastronomia pra todo mundo. Será gratuita agora e quem pagou vai receber a devolução do seu pagamento, mas a sua inscrição estará mantida. 

Esta é uma decisão tomada para que a Jornada seja um evento de maior alcance. Eu quero mais do que vender as inscrições, ajudar mais pessoas a conhecerem a Gastronomia por essas novas perspectivas que trago junto com um timaço de palestrantes, porque sei que estamos falando de um grande momento de inovação, de pesquisa e de possibilidades capazes até de ajudar a mudar o mundo!

É isso, o número do pix será mantido apenas para quem quiser (e puder) contribuir com qualquer valor (CNPJ 38.732.614.0001-30).

Contamos com a sua presença nesta jornada. Ela será incrível!

 

Estimas,

Lobão

SOBRE A JORNADA

 

  • Um mergulho teórico sobre o princípio do termo e da história da gastronomia, com indicação de tudo o que você precisa ler para se aprofundar neste universo, que nenhum curso de gastronomia oferece

  • Exercício de autoconhecimento e materialização dos seus interesses ao pensar em comida: hobby, profissão, sustento, missão? 

  • As possibilidades de estudo e profissionais que existem a partir da gastronomia, para além do trabalho na cozinha

  • Palestras com professores e profissionais especializados em Nutrição, Hospitalidade e Cozinha Profissional

PROFESSOR

Guilherme Lobão de Queiroz (bio)

JORNADA DE INVERNO DA GASTRONOMIA

Duração: 15h

Quando: 18 a 22 de julho de 2022  das 18h30 às 21h30

Certificado para quem assistir todas as aulas.

GRATUITA!

O pix será mantido apenas para quem quiser (e puder) contribuir com qualquer valor - CNPJ 38.732.614.0001-30.

PALESTRANTES

Jornada de Inverno 2022 - Lourence Alves.jpg

Lourence Alves

É cozinheira, Doutora em Alimentação, Nutrição e Saúde, historiadora e bacharel em Gastronomia. É pesquisadora de gastronomia, afrobrasilidades, cultura alimentar e negritude. Professora de Gastronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sócia do Mi Casa 328 e idealizadora do Projeto Onje. Mãe de Carolina Maria, filha de Iemanjá, poeta, escritora e colaboradora da Oriki Editora.

Jornada de Inverno 2022 - Flavia Schiochet_edited.jpg

Flávia Schiochet

É jornalista e autora da newsletter quinzenal Fogo Baixo, uma publicação independente e bilíngue. Ministra cursos livres de escrita gastronômica – Como Escrever Sobre Comida e Clube da Escrita Gastronômica – e também oficinas práticas, tais como Leites Vegetais para Cafeterias e Construção de Sabor para Paladares Vegetarianos. Tem especialização em Jornalismo Literário e mestrado em Turismo, no qual estudou a relação entre o setor e alimentação vegetariana fora de casa em Curitiba. Foi repórter de gastronomia do Bom Gourmet, da Gazeta do Povo, por mais de seis anos e recebeu quatro prêmios por suas reportagens.

Jornada de Inverno 2022 - Marcos Lélis.jpeg

Marcos Lélis

É chef e professor de Gastronomia. Com experiências em cozinhas dentro e fora do país passou por restaurantes como D.O.M. do Alex Atala em SP, e Eleven Madison Park do Daniel Humm em NY. Especialista em Gastronomia e Saúde pela UnB e em Docência em Ensino Superior pelo IESB, onde é professor titular das cadeiras de Cozinha Internacional e Cozinha Brasileira. Chef do Projeto Pretexto, evento que se faz valer da cozinha para estimular a sociabilização/encontro, utilizando ingredientes nativos brasileiros. Um apaixonado por cultura, se dedica aos pratos clássicos do país buscando entender tanto suas raízes quanto sua versatilidade nas criações contemporâneas.

Jornada de Inverno 2022 - Rafael Cunha Ferro.JPG

Rafael Ferro

É Mestre e Doutor em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e graduado em Tecnologia em Gastronomia. Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi. É autor e editor dos livros "Planejamento de cardápios econômicos: aspectos culturais, sustentáveis e operacionais" e "Pensando e pesquisando a Gastronomia: trajetórias acadêmicas em um campo científico em construção". Tem como temas de estudo e pesquisa: as interfaces entre Gastronomia, Turismo e Hospitalidade; a produção e a comunicação científica e a educação superior em Gastronomia, Turismo e Hospitalidade; e os métodos bibliométricos e cientométricos.

PLANO DE CURSO

Encontro 1 - 18/07/2022

O que é gastronomia? (Prof. Dr. Guilherme Lobão)

Uma visão geral sobre as raízes etimológicas, teóricas e as disputas que envolvem o termo desde as áreas das Ciências Humanas às Ciências da Saúde e as novas perspectivas e possibilidades dos food studies e das Ciências Gastronômicas. A prática da gastronomia, as modalidades técnicas, tecnológicas e acadêmicas dessa área. Como estudar Gastronomia?

Autoconhecimento e filosofia na Gastronomia (Prof. Dr. Guilherme Lobão)

Desvendando mitos, estereótipos para compreender as possibilidades do estudo de gastronomia de leigos a profissionais. Uma reflexão filosófica sobre o seu lugar de ver, pensar e comer o mundo.

Encontro 2 - 19/07/2022

Gastronomídia: a comida fala (Prof. Dr. Guilherme Lobão)

Um percurso sobre as formas de mediação da comunicação da comida desde a Antiguidade à Modernidade, pelas lentes da arte e da mídia, de modo a revelar como esses meios impactam e moldam nossa forma de perceber e degustar a comida.

Ler, escrever e pensar gastronomia (Profa. Flávia Schiochet)

O que a literatura, o jornalismo e a leitura nos ensinam a comer. Transformar a comida em narrativa do ponto de vista do leitor e do autor. As possibilidades na gastronomia para quem gosta de contar histórias.

Encontro 3 - 20/07/2022

As histórias da alimentação (Prof. Dr. Guilherme Lobão)

Uma contextualização da História da Alimentação como ementa geral e a necessidade de se pensar em histórias no plural. Quais são as narrativas que permaneceram como hegemônicas na transmissão da História da Alimentação e da Gastronomia e o quais as perspectivas para a construção e resgate de uma história que considere atores e culturas que foram invisibilizados nessa pauta.

Conexões entre Gastronomia, Nutrição e Saúde (com a Profa. Dra. Lourence Alves)

Uma perspectiva singular sobre a relação da Gastronomia com a Nutrição e com a Saúde, considerando aspectos simbólicos da história e da cultura, por um olhar afrobrasileiro, dos modos de comer, pensar e se relacionar com o alimento.

Encontro 4 - 21/07/2022

Gastronomia e afetividades (Prof. Dr. Guilherme Lobão)

Um percurso sobre a questão do afeto na gastronomia, desafiando o estereótipo da cozinha afetiva e problematizando esse uso na história, além de apontar para o sentimento de pertencimento e o pensamento ecológico.

O mercado gastronômico: práticas e empreendedorismo (com o Prof. Marcos Lélis)

O que você precisa saber para se encontrar, se descobrir e prosperar na atividade gastronômica para o cozinheiro e o empreendedor do segmento gastronômico no mercado pós-pandemia.
 

Encontro 5 - 22/07/2022

Conexões entre Gastronomia e Hospitalidade (com o Prof. Dr. Rafael Ferro)

Apresentação do princípio da Hospitalidade em sua relação com a Gastronomia e a instituição do Turismo como um meio de promoção de ambas para o desenvolvimento da cultura e das relações comerciais.

Como a Gastronomia pode ajudar o mundo? (Debate guiado)

Possibilidades acadêmicas, laborais, carreiras, empreendedorismos e uma discussão sobre o lugar que a gastronomia tem ocupado no debate público dentro e fora da cozinha.

 

Curso oferecido pela Escola de Humanas

JORNADA DE INVERNO DA GASTRONOMIA

Duração: 15h

Quando: 18 a 22 de julho de 2022  das 18h30 às 21h30

Certificado para quem assistir todas as aulas.

GRATUITA!