top of page

COMIDA DE PENSAR

TXF_4864_edited.jpg

Comida de Pensar é um hub de formação, curadoria, pesquisa, criação, jornalismo e desenvolvimento de soluções direcionado à promoção da gastronomia como conhecimento transdisciplinar e veículo de transformação social, econômica, cultural, política e tecnológica.

 

O projeto se divide em três eixos:

Educação

Realização de cursos, oficinas e laboratórios (desenvolvido por Escola de Humanas)

 

Comida de Pensar – Curso online de Ciências Gastronômicas

(próxima turma inicia 23/2/23)

Oficina de Escrita Gastronômica (nova turma em breve)

Recozinha – Curso presencial teórico-sensorial (novidade! em breve)

LABor – Laboratório de conteúdo digital

(previsão: julho 2023. Edital para inscrições abre em breve)

Criação 

Coffice: newsletter semanal sobre a cultura do trabalho remoto, cafeterias e pílulas culturais associadas à gastronomia;

O Bicho Todo: revista digital publicada após cada ciclo de realização curso de ciências gastronômicas Comida de Pensar, com participação dos alunos e das alunas;

O Garfo do Crítico: Blog de crítica gastronômica assinado pelo jornalista Guilherme Lobão.

Prestação de serviços: produções jornalísticas, pesquisa produção de conteúdo para terceiros (e-books, blogs, conteúdo SEO, podcasts, roteiros e infoprodutos em geral). Entre em contato para solicitar orçamento.

Curadoria

Matula Film Festival: curadoria de filmes para o festival baseado em Belo Horizonte (MG)

Slow Filme – Festival Internacional de Cinema e Alimentação: coordenação de atividades formativas para o festival baseado em Brasília (DF)

Sabugo – I Salão Brasileiro de Gastronomia, Arte e Educação: idealização e produção do evento previsto para o segundo semestre de 2023.

Política de cortesias e metodologia de avaliação

Da crítica gastronômica

São realizadas visitas anônimas, até mais de uma vez para fins de garantir uma razoabilidade na menção final. As visitas são realizadas como um cliente regular. Pago as minhas contas. Neste caso, não serão abordados restaurantes ou serviços que eu possa ter (ou vir a ter) qualquer relação de foro íntimo com proprietários e chefs. Também não é do meu interesse escrever para "destruir negócios", mas em favor de uma discussão da experiência, com apontamentos técnicos e estéticos. Nessa categoria, não recebo convites, cortesias ou favores de qualquer sorte para escrever sobre os estabelecimentos e serviços, tendo como finalidade para manter distanciamento e imparcialidade crítica.

Convites para restaurantes são bem-vindos estritamente para fins acadêmicos e sociais - nunca avaliativos. Sugestões de pautas serão avaliadas e destinadas para realização de comentário jornalístico no quadro CBN Sabores, no programa CBN Brasília, da maior emissora de radiojornalismo do País.

Neste caso, cortesias são bem-vindas, mas não será fornecido feedbacks ou críticas. O objetivo será relatar a experiência aos ouvintes com o mínimo possível de juízo de valor e sempre em contexto de roteiro, lista, dica ou matéria jornalística. Receber o produto ou o convite para o restaurante não garante aparição no programa, sobretudo se a experiência não for julgada suficientemente relevante para ocupar o espaço. Portanto, não são admitidas cobranças sobre se ou quando o produto será veiculado no programa. Não é possível também avisar com antecedência. O quadro CBN Sabores vai ao ar toda segunda e sexta entre 11h45 e 12h. E também pode ser acessado no site da CBN Brasília.

Pautas podem ser enviadas para o e-mail guilhermelobao@gmail.com

Comida de Pensar
bottom of page